sábado, 24 de março de 2012

Memória Emocional

Obs.: A estrutura em lilás, também é o hipocampo, o mesmo se encontra presente nos 2 hemisférios cerebrais. 


Postado por Ana Claudia em 28/09/2007 18:32

Memória emocional
A amígdala é uma estrutura presente no cérebro, responsável pelas memórias emocionais. Enquanto ela é responsável por armazenar memórias emocionais, o hipocampo se responsabiliza em fornecer a memória contextual. Podemos observar a localização de tais estruturas em nosso cérebro na imagem acima.

A amígdala atua de modo associativo, fazendo comparações das situações atuais com as situações passadas. É importante notar que a amígdala é uma das primeiras estruturas cerebrais a se formar por completo. Deste modo, essa estrutura armazena as primeiras experiências emocionais que, por vezes, são retomadas por meio de experiências atuais. No entanto, as associações feitas podem ser úteis, mas, por outro lado, podem ser malfeitas, de modo a nos prejudicar. Tais associações são denominadas “emoções precognitivas” por LeDoux.

De um lado, temos a amígdala que, diante de uma determinada experiência emocional, atua gerando uma resposta ansiosa e impulsiva, de outro lado, os lobos pré-frontais, responsáveis pelo planejamento, isto é, tomada de decisões. Vale acrescentar que a resposta do neocórtex é mais lenta que a resposta resultante da amígdala.

A ligação existente entre o neocórtex e a amígdala pode ser comparada à suposta ligação entre cabeça e coração. De modo que a competência emocional guia as decisões e o pensamento administra as emoções.

Referência:

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.


Fonte: http://fotolog.terra.com.br/macena:2
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário